Um avião particular de pequeno porte caiu na Baía de Guanabara ao pousar do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, na manhã desta quinta-feira (12).
Segundo os bombeiros do aeroporto, três pessoas foram resgatadas e passam bem. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente.
Duas lanchas do Grupamento Marítimo (G-Mar) dão apoio à operação de resgate.
De acordo com a Infraero, um pneu da aeronave estourou no momento da aterrissagem e o avião escorregou pela pista.
As operações de pouso e decolagem foram suspensas para a retirada da aeronave, segundo a Infraero.
Santos Dumont reabre para pousos e decolagens após acidente
Uma pista, ao lado de onde aconteceu o acidente, é liberada para operações. Aeronave caiu na Baía de Guanabara ao tentar pousar no aeroporto.
A Infraero informou que uma pista ao lado de onde caiu um avião de pequeno porte na manhã desta quinta-feira (12) foi liberada para manobras de pouso e decolagem. As manobras haviam sido suspensas mais cedo por causa do acidente com um avião particular de pequeno porte que caiu na Baía de Guanabara ao tentar pousar no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.
Duas aeronaves já pousaram usando a pista auxiliar. Ainda de acordo com a Infraero, até as 10h31, 11 voos, entre partidas e chegadas, estavam com atraso. Seis voos foram desviados e pousaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
Inicialmente, a informação dada por bombeiros era de que o acidente havia acontecido durante a decolagem.
O modelo do avião é o Learjet 55C prefixo PT-LXO.
Segundo os bombeiros do aeroporto, três pessoas foram resgatadas e passam bem. Eles sofreram ferimentos leves e segundo a Infraero não precisaram ser levados para um hospital.
Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente.
Duas lanchas do Grupamento Marítimo (G-Mar) dão apoio à operação de resgate.
De acordo com a Infraero, um pneu da aeronave estourou no momento da aterrissagem e o avião escorregou pela pista.
As operações de pouso e decolagem foram suspensas para a retirada da aeronave, segundo a Infraero.
Xuxa embarcaria na aeronave que se acidentou
A apresentadora de TV Xuxa Meneghel estaria com embarque marcado para a manhã desta quarta-feira (12) no avião que se acidentou, no Aeroporto Santos Dumont. As informações são da assessoria da apresentadora, que está em contato direto com a empresa de táxi aéreo.
Ainda segundo a assessoria, Xuxa aguardaria a aeronave no Aeroporto Internacional Tom Jobim, de onde embarcaria para Recife, onde vai participar do evento de moda. A apresentadora ainda está em casa, segundo sua assessoria, aguardando que a empresa providencie um outro avião para a viagem.
A assessoria de comunicação da Ocean Air confirmou que o avião que se acidentou estava se dirigindo ao Aeroporto Tom Jobim, e ressaltou que, como era um vôo privado, a empresa não divulga informações sobre os passageiros.
A companhia aérea envio nota informando que a aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, deslizou na pista quando pousava no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e caiu de baixa altitude nas águas da Baía da Guanabara. O acidente aconteceu às 9h16.
A assessoria de imprensa da Infraero em Brasília informou que o jato já havia decolado do Aeroporto Santos Dumont, em direção ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, e teve que retornar por causa de um problema. A Infraero, entretanto, não divulgou qual seria o problema.
Testemunhas viram o acidente
Duas testemunhas que viram o acidente com o avião na manhã desta quinta-feira (12) no Aeroporto Santos Dumont contaram que a aeronave chegou a pousar na pista, antes de derrapar e escapar para as pedras e para a água, na Baía da Guanabara.Três pessoas estavam dentro do avião na hora do acidente, que aconteceu por volta das 9h. Segundo a empresa dona da aeronave, a Ocean Air, os três não ficaram feridos.
Segundo Carlos Donizete, que acompanhou o trabalho do resgate, o avião caiu de lado, parecendo que o piloto tinha perdido o controle da aeronave. "Quando eu vi, já estava caindo. Nem ouvi nenhum barulho anormal, mas o avião derrapou na pista e o piloto perdeu o controle", disse ele, que trabalha na região da Praça XV.
Outra testemunha do acidente, que não quis se identificar, contou que após o avião cair na água, duas lanchas de táxi marítimo foram acionadas para auxiliar no resgate, assim como uma lancha de salvamento da Aeronáutica.
Equipes tentam tirar o avião da água. O Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pousos e decolagens durante cerca de uma hora, mas já foi reaberto. O modelo do avião é o Learjet 55C prefixo PT-LXO.
Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente. Duas lanchas do Grupamento Marítimo (G-Mar) dão apoio à operação de resgate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário